O design de experiência do usuário (UX) é o processo que as equipes de design usam para criar produtos que fornecem experiências significativas e relevantes aos usuários. Isso envolve o design de todo o processo de aquisição e integração do produto, incluindo aspectos de marca, design, usabilidade e função.
O que os designers de UX fazem vai além do design de interface do usuário
“Design de experiência do usuário” é frequentemente usado de forma intercambiável com termos como “Design de interface do usuário” e “Usabilidade”. No entanto, enquanto usabilidade e design da interface do usuário (IU) são aspectos importantes do design de UX, eles são subconjuntos dele – o design de UX cobre uma vasta gama de outras áreas também. Um designer UX está preocupado com todo o processo de aquisição e integração de um produto, incluindo aspectos de marca, design, usabilidade e função. É uma história que começa antes mesmo de o aparelho estar nas mãos do usuário.
Produtos que proporcionam uma ótima experiência do usuário (por exemplo, o iPhone) são projetados não apenas com o consumo ou uso do produto em mente, mas também com todo o processo de aquisição, propriedade e até mesmo solução de problemas. Da mesma forma, os designers de UX não se concentram apenas na criação de produtos utilizáveis; nos concentramos em outros aspectos da experiência do usuário, como prazer, eficiência e diversão também. Consequentemente, não existe uma definição única de uma boa experiência do usuário. Em vez disso, uma boa experiência do usuário é aquela que atende às necessidades de um usuário específico no contexto específico em que ele usa o produto.
Os designers de UX consideram o porquê, o quê e como usar o produto
Como um designer de UX, você deve considerar o porquê, o quê e como usar o produto. O Porquê envolve as motivações dos usuários para a adoção de um produto, sejam elas relacionadas a uma tarefa que desejam realizar com ele ou a valores e visões que os usuários associam à propriedade e ao uso do produto. O quê aborda as coisas que as pessoas podem fazer com um produto – sua funcionalidade. Por fim, o Como relaciona-se com o design da funcionalidade de uma forma acessível e esteticamente agradável. Os designers de UX começam com o Por que antes de determinar o quê e, finalmente, o Como para criar produtos com os quais os usuários possam formar experiências significativas. Em projetos de software, você precisará garantir que a “substância” do produto venha por meio de um dispositivo existente e ofereça uma experiência fluida e contínua.
O design UX é centrado no usuário
Uma vez que o design UX abrange toda a jornada do usuário, é um campo multidisciplinar – designers de UX vêm de uma variedade de origens, como design visual, programação, psicologia e design de interação. Projetar para usuários humanos também significa que você deve trabalhar com um escopo ampliado em relação a acessibilidade e acomodar muitas limitações físicas dos usuários em potencial, como a leitura de pequenos textos. As tarefas típicas de um designer de UX variam, mas geralmente incluem a pesquisa do usuário, personas, projetando wireframes e protótipos interativos, bem como projetos de teste. Essas tarefas podem variar muito de uma organização para outra, mas sempre exigem que os designers sejam os defensores dos usuários e mantenham as necessidades dos usuários no centro de todos os esforços de design e desenvolvimento. É também por isso que a maioria dos designers de UX trabalha em alguma forma de processo de trabalho centrado no usuário e continua canalizando seus esforços mais bem informados até que abordem todos os problemas relevantes e as necessidades do usuário de maneira ideal.